Hipnoterapia Ericksoniana
A psicoterapia desenvolvida pelo psiquiatra americano Milton Hyland Erickson (1901-1980) é de múltiplas definições, devido às diferentes fases da sua vida. Erickson teve seu primeiro contato com a hipnose de maneira formal quando tinha cerca de 21 anos, após ter ingressado na faculdade. A partir de então foram quase 60 anos de uso e estudo da hipnose, o que criou a possibilidade de um amplo trabalho em diferentes momentos da sua vida.
Até a década de 60, ele utilizou vários dos conceitos psicanalíticos para uso e compreensão da hipnose, vindo posteriormente a usá-los cada vez menos em psicoterapia palestras, aulas e escritos. Com relação à psicoterapia Erickson nunca se preocupou em desenvolver uma abordagem de compreensão do humano, mas sim da mudança.
Nas últimas duas décadas da sua vida, ele veio a desenvolver uma abordagem de compreensão do ser humano, a qual consistia, de acordo com os últimos materiais desenvolvidos, das seguintes idéias e técnicas: inconsciente sábio, recursos para superação dos problemas, aprendizagens automatizadas, transe, hipnose, técnica de confusão, sugestões indiretas, entremear, semeadura, mente consciente e mente inconsciente, utilização, anedotas e tarefas. O seu trabalho jamais se resumiria a apenas isto, embora estas sejam idéias imprescindíveis para a compreensão dos seus extensos estudos e pesquisas.
Os fatos que mais marcaram a terapia desenvolvida por Erickson, considerado o maior hipnoterapeuta do século XX, são as suas intervenções rápidas e com bons resultados, embora muitas vezes pouco compreendidas.
Deixe um comentário