Hipnose na Atualidade Brasileira
O uso da hipnose no Brasil tem crescido por uma série de razões: pesquisas sobre seu uso em psicoterapia, medicina e odontologia; a eficiência no tratamento de diversos sofrimentos psíquicos; o enfraquecimento de abordagens tradicionais da psicologia (hoje em mais de 400) que se mostram ineficientes no tratamento de variados sofrimentos psíquicos; e a descoberta crescente dos indivíduos de que psicoterapia, inclusive com hipnose, pode ser útil para curar dores ou doenças psíquicas.
Usos atuais da hipnose no Brasil
Psicoterapia
Tem sido usada com eficientes resultados com quase todos os distúrbios chamados psiquiátricos, tanto com a finalidade de diagnóstico como de tratamento (seu uso em esquizofrenia moderada e grave é limitado e arriscado, pois pode agravar o quadro).
Medicina e Odontologia
Principalmente no uso com dor em situações pré, durante e pós-cirúrgicas, assim como para dor crônica ou aguda, recorrente ou não. Podendo inclusive trabalhar com dor no membro fantasma e memória de dor. Ambas sendo possíveis por utilizar a mesma intensidade com que a rede neural da dor foi criada, podendo ser feitas tantas repetições quanto necessárias.
Pesquisa em Neurologia, Fisioterapia e Educação
Há interessantes possibilidades do uso da hipnose nessas áreas, na neurologia com a finalidade de ver uso do funcionamento cerebral referente à memória, aprendizagem e formação de redes neurais; na fisioterapia como auxílio na aceleração do processo de recuperação de lesões físicas; e em educação como aumento de concentração facilitando a memorização e aprendizagem em geral.
Bayard Galvão
Deixe um comentário