Ética
“Por ética compreenda-se toda ação que vise o bem-estar do outro indivíduo em prol do outro” (Perine apud Aristóteles)
Assim posto, duas perguntas podem surgir, a saber:
1 O que é visar, no que consiste?
2 E bem-estar aos olhos de quem, do que age ou do que recebe a ação?
A primeira tem como resposta a idéia de que determinado sujeito pensará com maior ou menor prudência e lucidez acerca de uma atividade por empreender que tenha como finalidade possibilitar um viver bem (ou melhor), do outro.
Este bem-estar dependerá em última instância, da referência do que uma ou mais pessoas considera de uma maneira mais ou menos lúcida o que é melhor para o outro, se eles sabem mais que o outro, ou se é este que deve decidir.
Assim posto, determinada área responderá sobre quem decide sobre o bem-estar do paciente e na visão de quem, e caso seja na visão de quem agirá, o que este entende por ética.
A noção de Ética enquanto substantivo pode ser portanto compreendida como o conjunto de preceitos reguladores de uma determinada área profissional.
Na psicologia, cada linha teórica compreende o bem-estar e a busca deste para o paciente, da maneira que compreender o Ser Humano. Constituindo assim uma conduta considera ética dentro de cada abordagem teórica.
Cada Ciência é uma área de estudo do ser humano, como por ex.: engenharia, Medicina, Psicologia, Engenharia entre outras, são éticas segundo seus códigos pois visam o bem do outro.
Dentro de cada uma dessas compreensões, existem diferentes linhas teóricas que a formam e incorporam, podendo haver divergências do que é ético em cada uma destas linhas teóricas, de acordo com a sua visão de ser humano e método. Tomando como exemplo a Psicologia, existem atualmente mais de 240 linhas teóricas psicológicos, citando-se somente algumas:
Fenomenologia: estudo do fenômeno, aquilo que aparece para alguém. A fenomenologia somente constata a realidade individual do paciente pela
• chamada redução fenomenológica. Não se intervém na realidade individual, somente devolvendo ao paciente seus conteúdos.
• Psicanálise: baseada nos conceitos de mente consciente, mente inconsciente, recalque, repressão, pulsões e outros. Método que utiliza a associação livre, interpretação, sonhos, parapraxias, atos falhos e outros como forma de chegar ao material inconsciente recalcado.
• Behaviorismo: compreende o ser humano como fruto do ambiente, buscando analisar as contingências S-R-S, conceitos de reforço e extinção e outros.
É importante ressaltar que dentro de cada linha da psicologia, existem diferentes concepções de ética, de acordo com sua visão do ser humano e seu método.
Na Hipnoterapia Educativa, assim pode ser colocado sobre o Ser Humano de forma simplificada: é um ser compreendido enquanto fruto e agente de aprendizagens, sendo o terapeuta um educador. Portanto, é obrigação do terapeuta três pontos básicos, a saber:
1 Busca constante do melhorar a si mesmo em termos de sabedoria de pontos referentes a aspectos possíveis de bem viveres possíveis e processos de formação do espírito;
2 Desenvolver a possibilidade de observação, para saber o quê está constituindo o problema do paciente;
Perene busca de melhorar intervenções em termos de desenvolver as aprendizagens necessárias a um viver melhor do paciente.
Bayard Galvão
Deixe um comentário