Hipnoterapia Educativa & Instituto Milton H. Erickson SP – Dr. Bayard Galvão
Toggle Menu
  • Quem
    • Quem é a Dra. Bruna Galvão
    • Quem é o Dr. Bayard Galvão
  • Treinamentos
    • Curso de Formação em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana
    • Curso de Formação em Psicoterapia Estratégica com Hipnoterapia
  • Hipnose & Hipnoterapia
    • Conceitos
    • Hipnoterapia
    • Hipnose
    • Curso de Formação em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana
    • Curso de Formação em Psicoterapia Estratégica com Hipnoterapia
  • Blog
  • Vídeos
  • Contato

A Indústria da Auto-Ajuda

Chamo de “Indústria da Autoajuda” toda regra simplificada, não de pensamento livre, seja referente a como viver em relacionamentos, profissão, atingir sonhos e outros.

Ela vem na forma de livros, “regras de ouro” em revistas e outros meios de comunicação. Vende e as causas básicas dessas vendas talvez sejam duas porque: refletir sobre a vida exige esforço doendo muitas vezes, sendo contra o instinto (buscar prazer e fugir da dor), e é difícil obter e entender materiais disponíveis para reflexões livres de dogmas e fantasias sobre a vida.

As causas para afirmar que a vida pode ter sentido nas suas coisas simples são complexas, até porque o simples não é, no caso, simplório, como seria a indústria em questão.

A amizade e amor são exaltados (embora, às vezes menos do que estética/ sexo e dinheiro/ poder/ status) enquanto sentido para a vida, mas quantos “amigos” conseguem sentar e conversar por horas sobre os seus medos, fraquezas, expectativas, dificuldades mútuas, sonhos, dores, alegrias, descobertas de si, crenças, e assim por diante.

Uma das maiores provas de coleguismo e não amizade é quando alguém está passando por uma situação difícil e o máximo , além de ser a única coisa que o então colega faz é ficar perto. Aristóteles propunha a noção de que a amizade era possível apenas entre dois sábios, definição questionável, embora bastante fértil.

O sentido da vida geralmente é apresentado nas reflexões chantilly : casar/ namorar, ter amigos, ter condições materiais, ser pai/mãe, produzir, ter saúde, manter a estética, ter vida social, ajudar o outro e assim por diante. Entretanto, na maioria das vezes, esquecem de perguntar quais as virtudes/reflexões necessárias para fazer aquilo que é proposto como a essência da vida.

Em outras palavras, “tenha a coragem de seguir os seus sonhos!” é uma “lei” da cultura brasileira. Questionar os sonhos para saber se valem é uma “heresia”, embora por vezes, essencial à vida.

De uma maneira geral é mais importante, dependendo da situação, aprender a perguntar do que responder e seguir as “soluções”, mas essa postura de reflexão e crítica é possibilitada pela Liberdade de Pensamento, isto é, tendo a noção de o quanto (complexidade ou nível) e no quê (área) determinado indivíduo conseguiu perceber as próprias ideias, aceitá-las e/ou criticá-las, quando necessário, criando novas possibilidades acerca de determinado conhecimento já não é mais uma Indústria da Autoajuda, até porque tende a doer inúmeras vezes.

Dr. Bayard Galvão
Psicólogo Clínico e Hipnoterapeuta

Follow us on Social Media
facebook instagram youtube linkedinwhatsapp
SIGA O INSTITUTO MILTON H. ERICKSON SP NAS REDES SOCIAIS!
E receba conteúdo sobre desenvolvimento profissional e pessoal!
Follow us on Social Media
facebook instagram youtube linkedinwhatsapp

Fale conosco AGORA!

Leia mais...

Qual O Sentido Da Vida?

Dificuldades Sexuais e Possíveis Superações

Dizer sim ou não? Eis a questão!

A Justa Arte da Intolerância

Medos comuns da morte e possíveis superações

Luto

Auto-Estima e Amor, Por Si e pelo Outro

O Sentido e Significado da Vida

Casamento Fundado Sobre a Liberdade de Pensamento

Os Valores

©2023 Creative Agency +Plus Comunicação

 

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com nossa política.AceitarPolítica de Privacidade